Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez nasceu no casarão de seu bisavô, Tomás Pompeu, em Fortaleza e aqui sempre viveu. Seu avô, o médico Dr. César Rossas, e sua tia-avó, a Dra. Menininha Cavalcante, ajudaram-na a vir ao mundo. É filha de Luciano Cavalcante Mota e de Angela Laís Pompeu Rossas Mota. Seu pai, que, para sua imensa tristeza, faleceu há quatro anos, foi seu guia na literatura e nas artes. Sua mãe, na plena lucidez de seus 90 anos, conta estórias com muita graça.
Trabalha como professora na UFC, e lá comeceu a lecionar, ainda estudante, nas Casas de Cultura Italiana e Francesa. Depois de formada em Letras, com 21 anos, comeceu a ensinar, como professora de Literatura Brasileira, no Curso de Letras. Até hoje leciona no Departamento de Literatura. Foi coordenadora-fundadora do Programa de Pós-Graduação e Letras (Mestrado em Literatura) e, aí continua a exercer atividades de ensino, orientação de disssertação e pesquisa. Em 2003, foi Diretora-fundadora do Instituto de Cultura e Arte da UFC – ICA. Desde o ano passado , assumiu a Direção da Casa de José de Alencar e dedica-se a essa função com muito amor.
É casada desde muito jovem com o médico Oswaldo Gutiérrez, nefrologista e professor da Faculdade de Medicina da UFC, com quem vive em muito amor. Eles têm três filhos: Oswaldo Filho, médico, cirurgião-plástico, casado com Priscila, Daniel, advogado, casado com Sunny e Angela Laís, estudante de psicologia. Quatro netos dão muita graça a suas vidas: Oswaldo Neto e Isabela, filhos de Oswaldo Filho e Rafael e Lina, filhos de Daniel.
É membro da Academia Cearense de Letras (a mais antiga do Brasil, fundada por seu bisavô, Tomás Pompeu, em 1894) e da Associação Brasileira de Bibliófilos. É pesquisadora , especialmente sobre três temas: a literatura relacionada a Canudos (Os sertões e a ficção canudiana), a obra do escritor Mario Vargas Llosa e a obra de José de Alencar. Fez mestrado em Educação na UFC, e defendeu a dissertação O caráter reprodutor do ensino de Literatura Brasileira nos cursos de Letras; doutorou-se pela Letras na Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese: Vargas Llosa e o romance possível da América Latina.
Obs: Material fornecido pela própria autora!
2 comentários:
Oi Rebeka. Parabéns pelo trabalho. Vou tentar o vestibular este ano e estou estudando a obra de Angela. Ah, tenho uma sugestão: que tal vc pôr o histórico literário da autora, obras e tudo mais.
Meu nome é Diego.
Olá Rebeka, gostaria de perguntar sobre o livro o mundo de Flora. Procurei em vários sites algo que pudesse esclarecer esta minha duvida e então decidir tirar com você. A Flora citada no livro ela existiu? Se sim, quem foi ela, o nome verdadeiro... Gostaria de saber de fato informações sobre esta pessoa, me refiro a Flora que suicidou-se. Por favor, aguardo sua resposta o mais rápido possível. Obrigada
Postar um comentário